Como desentupir cano de esgoto – Métodos Simples e Práticos

Os inconvenientes que um cano de esgoto entupido causa são diversos, mas, um dos mais óbvios, é não poder utilizar o lavatório e um vaso sanitário. Além disso, pode haver na sua casa um cheiro bem desagradável, o que deixa a missão de desentupir cano de esgoto ainda mais urgente.

A forma mais prática de resolver é chamar uma empresa especialista em desentupimento, que tem toda a prática e as ferramentas necessárias para resolver o seu problema.

Porem em alguns casos, você mesmo pode resolver esse problema, por isso, elaboramos para você este artigo que tem o objetivo de ajudá-lo nessa missão.

Além disso, vamos mostrar para você o que NÃO fazer quando você resolver desentupir cano de esgoto.

Agora, sem mais delongas, vamos direto ao que interessa. Temos certeza que, ao final deste artigo, você estará apto para solucionar este empecilho. Tenha uma excelente leitura!

Três produtos para desentupir cano de esgoto – Saiba quais são

Bicarbonato de sódio + Vinagre

desentupir cano de esgoto

É isso mesmo! Esses 2 produtos são extremamente eficientes sempre que o tema é desentupir. Você acreditava que o bicarbonato servia somente para curar uma indigestão? É melhor mudar o seu conceito agora.
Remova toda a água acumulada em torno do entupimento. Após fazer isto, com apenas uma colher de bicarbonato e dois copos de água quente, jogue onde está o entupimento. Espere entre dez e quinze minutos. Feito isto, adicione um copo com vinagre e, em seguida, tampe o ralo.

 

A mescla entre o bicarbonato e o vinagre gera um produto efervescente que vai servir para desentupir. Logo que o som da efervescência tiver finalizado, coloque mais dois copos de água bem quente.

 

Detergente de louça doméstico

detergente para desentupir esgoto

Quem iria dizer que um item simples como esse iria resolver um problema gigante como o entupimento. Entretanto, é isso mesmo. O detergente caseiro de louça resolve o inconveniente em casos mais simples.

Afinal de contas, se o problema for ausência de manutenção, é só você retirar totalmente a água que há acumulada na área entupida e adicionar o detergente, com isso haverá um processo fervente entre a água e o detergente. O detergente consegue lidar bem com entupimento no caso de gordura acumulada.

Fio de arame

fio de arame

Quando um objeto é o causador da obstrução do cano, o entupimento do cano de esgoto não é tão sério como outros casos. Dessa forma um simples fio de arame pode resolver o problema. Pegue o fio de arame botando por cima da canalização e realize movimentos de “empurrar e puxar”. Movimente de forma que o produto que está entupindo o cano, saia do lugar.

 

O que NÃO fazer quando for desentupir cano de esgoto

Antes de darmos dicas para fazer o desentupimento de seus canos de esgoto, vamos começar falando acerca de certas coisas que precisam ser evitadas ao tentar resolver o inconveniente de obstrução de pias ou vasos sanitários.

Cuidado para não danificar o encanamento

O que temos que sempre recordar é que canos e tubulações são produzidos para suportar a ação climática e de alguns produtos, entretanto não são tão resistentes a ação humana, podendo tranquilamente quebrar caso sejam forçados ou batidos.

Principalmente quando a tubulação é mais antiga não enfie cabos de vassoura ou outros objetos duros que podem trincar ou quebrar o encanamento. Um cano rachado exige bem mais trabalho e grana para consertar do que um mero entupimento.

Nunca jogue substâncias químicas dentro do encanamento

Evite jogar produtos químicos no interior da tubulação. Qualquer coisa que é jogada no interior do sistema de encanamento vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e ocasionar danos ao meio ambiente. Sem dizer que algumas substâncias químicas podem prejudicar, e muito, os canos e causar um vazamento.

Ainda que seja uma orientação muito comum em alguns sites da internet, também nunca utilize soda cáustica para resolver obstruções nos canos. A soda cáustica é uma substância bem forte que, quando não manipulada de maneira ideal, pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também agravar o problema de obstrução, já que pode ocorrer o efeito de saponificação. Este efeito ocorre quando uma textura mais densa e condensada de sujeira acumula, e obstrui bem mais o encanamento e caixas de coleta.

Conclusão

E aí? O que você achou do nosso artigo? Esperamos que você tenha gostado e, com certeza, ele será muito útil para o seu dia a dia. Fique sempre de olho, pois colocaremos novos artigos para que você possa ter sua vida facilitada.

 

Você pode se interessar também por:

Como limpar azulejos de banheiros

Truques de limpeza na cozinha